quarta-feira, 11 de maio de 2011

Delícias da Polly

A dica de hoje é:

Bolo de chocolate (vulgo, nega maluca haha)

Ingredientes:
MASSA:
* 4 ovos;
* 1 1/2 xícara de açúcar;
* 1 xícara de leite;
* 3/4 de xícara de óleo;
* 1 xícara de chocolate em pó;
* 3 xícaras de farinha;
* 1 colher rasa de sopa de fermento em pó;

COBERTURA:
* 1 lata de leite condensado;
* 2 colheres de sopa de margarina;
* 5 colheres de leite;
* 3 a 4 colheres de sopa de chocolate em pó (vai do gosto da pessoa).

Massa:
Já vou deixar claro que não sigo aquelas recomendações "misture isso com aquilo, reserve. Bata o restante e só apos junte com o reservado", balela, muda nada, já fiz o experimento. Ao menos, se tratando de bolo de chocolate que é o assunto, não tem diferença alguma.

Seguindo, junte tudo, exceto o fermento e bata na batedeira até formar uma massa bem homogênea. Após, misture o fermento e bata mas em velocidade lenta.


Unte a forma - com essa receita eu uso as formas retangulares grandes, enfim, preferências, - eu unto com margarina e farinha. Coloque na forma e leve ao forno, já aquecido.


A regra que diz "não abra antes dos 30m" é FATO! Se abrir o bolo vai desandar. Com essa receita, em um forno elétrico convencional, demora aproximadamente uns 40 minutos para ficar pronto. Para ter certeza que está assado, faça o teste do palito, fure o bolo e se sair sequinho, está pronto! (todoscomemora \o/)

Cobertura:
Junta tudo numa panela e coloca cozinhar, sempre mexendo. Pois com o leite condensado queima/gruda com mais facilidade. O tempo de cozimento varia de acordo com o fogão. Eu desligo quando começa a engrossar ou até quando você passa a colher e consegue ver o fundo da panela. ;)

Aí, só cobrir o bolo com a cobertura, decorar ele a gosto (ta, eu gosto de enfeitar, porque me vendo pela aparência da comida) e ai o melhor: raspar a panela! #diliça


Dicas
1) Uso chocolate em pó da Nescau, (não, não estou ganhando pra fazer propaganda haha) mas o gosto realmente fica melhor.
2) Prefiro leite desnatado ou semi-desnatado, não fica tão pesado o bolo;
3) As vezes, gosto de tirar o bolo da forma, cortá-lo ao meio no sentido longitudinal e recheá-lo. Vezes com a receita da cobertura salpicando pedaços de chocolate Bis (ou qualquer outro que tenha biscoito) ou até mesmo com frutas (já testei com morango) ou ainda, com pedaços de biscoitos (usei trakinas, ficou muito bom). #ficadica ;)

Espero que gostem da receita de hoje.
Se testarem, comentem!

Beeeijo!

3 comentários:

Kamila e Larissa disse...

Imprimi a receita já amei que a Polly não segue recomendações e o bolo da certo pq eu tbm sou assim kkk
Beijo meninas

Karine disse...

aiai Q DILICIAAA

pena q na cozinha só sei comer msm hauahaa

:**

Danda disse...

Hummm que vontade de comer bolo de chocolate!!
:D
morri!
:D
beijos
adorei o blog e já estou seguindo!

Postar um comentário