quinta-feira, 28 de maio de 2009

Salto agulha meu bem!

O salto alto, símbolo da elegância e sensualidade de muitas mulheres, pode se tornar um vilão. Matéria retirada do IG Beleza.

Segundo os ortopedistas, sapatos de salto alto são os menos adequados para o dia-a-dia. O salto sobrecarrega os tendões e os ligamentos dos pés, tornozelos e pernas. Cada um dos pés possui 28 ossos, que formam articulações sustentadas por centenas de ligamentos e dezenas de músculos. Com saltos, a pessoa coloca praticamente todo o peso no antepé, nome dado à parte da frente do pé e aos dedos. Se por um lado a pressão é grande na ponta do pé, falta a mobilidade adequada na parte de trás da perna. Com o calcanhar lá nas alturas, o tendão-de-aquiles fica encurtado, e pode surgir a tendinite. Os principais sintomas são a dor e a dificuldade para andar descalça.

Quanto mais alto o salto, maior o peso na região. Ao caminhar, você aumenta ainda mais a pressão. Agora, se você resolver correr na ponta dos pés, a força é multiplicada várias vezes. Ou seja, o ideal é usar salto alto o mínimo possível.


Dicas para evitar problemas

- Use calçados com no máximo cinco centímetros de altura e com largura suficiente para dar estabilidade ao calcanhar;

- A largura do bico do calçado deve ser confortável e não apertar a parte da frente dos pés; (impossível pra quem adoooora um bico fino, mata barata que nem eu! hahaha)

- Andar de salto muito baixo, como sandálias rasteirinhas, também não é uma boa pedida. O uso de sapato absolutamente plano é prejudicial ao calcanhar, porque o peso fica todo sobre ele;

- Preste atenção também ao solado. Ortopedistas consideram o salto anabela péssimo, mesmo que a parte da frente e a de trás tenham pouca diferença de altura. Este tipo de solado é muito rígido e dificulta a mobilidade dos pés. Se não existe o movimento dos músculos, que ajudam o retorno do sangue, você pode ter como resposta a má circulação;

- Alterne o tipo de sapato, um dia usando um de salto baixo e no outro, um de salto médio;

- Para quem anda muito, é bom fazer umas paradas de vez em quando. Faça exercícios específicos para os pés, recomendados pelo seu médico;

- Se com todas essas dicas você ainda preferir o salto alto, vá de tênis até o trabalho e coloque o salto alto apenas durante o horário de expediente.

Eu sou grande, 1,74 m, nem precisaria usar saltão né? mas não vivo sem.
Mas juro que fiquei encucada, se salto é prejudicial, rasteirinha também, e anabela mais ainda? Quer que eu uso o que tio? aff.
Ainda lendo todos esses contras, e já sentindo a dorrrrrr quando ando de pé descalço... Não resisto. E você, resiste?

3 comentários:

Paula Cavalcante disse...

São muito sensuais...elegantes...eu adoro!!!! Bj!!

K. disse...

ahh eu não li nada que já não soubesse heueheuehe
salto é sinonimo de elegancia e nào adianta.

mas meus saltos são confortáveis e bico fino nào me aperta pq meu pé eh hipeer fino, de fato são os mais confortáveis pra mim kkkkkkkkk

e anabela alto não uso nem paganõoo ahuahauaha

:*****

Rosana disse...

ola ond eu posso encontrar essa sandalia?

Postar um comentário